Higiene

Desparasitação:





Todos os direitos de autor deste vídeo pertencem ao ser autor 'tvcaca.com'.
A publicação deste vídeo é feita apenas com o objetivo de divulgar e disponibilizar a informação nele contida a um maior publico (tendo em conta que ele já se encontra disponível no site tvcaca.com).
Caso seja o autor deste clip e pretenda que ele seja removido basta contactar.
Video retirado do youtube


Dental:


Guia do banho do cão


Com que frequência devo dar banho ao meu cão?A resposta a esta pergunta varia de raça para raça. Raças que tenham predisposição para problemas de pele, como os Cocker Spaniels, deverão tomar banho regularmente (de 6 em 6 semanas). Cães de pêlo curto como o Doberman, Boxer, etc, podem tomar banho com muito menos frequência, cerca de 4 ou 5 vezes por ano. Se der banho demasiadas vezes a raças de pêlo curto pode enfraquecer-lhes o pêlo e diminuir as suas qualidades isolantes e protectoras.

Que tipo de champô devo utilizar?O tipo de champô a utilizar depende do tipo de pêlo do seu cão, bem como de alguma necessidade especifica que tenha (hidratar, etc). Utilize sempre um champô especifico para cães. O champô utilizado pêlo homem é mais agressivo quimicamente e é formulado com um PH não indicado para o pêlo do seu animal.
Como preparar a sessão de banho?Junte tudo o que vai precisar para o banho.
Tudo o que vai precisar para o banho do animal deve estar à mão (champô, toalha, etc). Se vai dar banho ao cão numa banheira, coloque um tapete de borracha anti-derrapante. Os animais ficam assustados quando não conseguem equilibrar-se e podem tentar saltar da banheira.
Cuidado com as orelhasProteja as orelhas do animal e tenha cuidado para não entrar agua para o canal auditivo. Pode colocar uma bola de algodão nas orelhas para funcionar como barreira caso alguma água entre acidentalmente. 
Proteja os olhos
Antes de começar o banho, coloque uma gota de óleo mineral nos olhos do seu cão. Basta uma pequena gota em cada olho para impedir irritação provocada pêlo champô.
Colocar o animal na banheiraSe precisar de pegar no seu cão para o colocar na banheira, faça-o de forma correcta para evitar lesões em si e no animal. Coloque um braço debaixo do peito do cão, junto às patas dianteiras, e o outro braço atrás das patas traseiras, abaixo da cauda. Não se esqueça de manter o corpo direito e de fazer força com as pernas e não com a coluna.
Se o seu cão for pesado peça sempre a ajuda de alguém.
Molhar o pêloAbra a torneira lentamente e ajuste a temperatura e a pressão da água antes de começar a molhar o animal. A água deve estar morna, nem quente nem muito fria. A eficácia do champô e maior quando a água está a esta temperatura. Coloque o bocal do seu chuveiro o mais perto possível do pêlo do animal. Desta forma ele não fica assustado e a água entra melhor na sua pelagem. Comece nos quartos traseiros e vá molhando até à cabeça do animal. Esta deve ser a ultima parte a ser molhada. Nunca aponte directamente o jacto de água para a cabeça. O fluxo de água deve ser suave. Incline ligeiramente a cabeça do animal para que a água escorra pêlo pescoço abaixo e não para o nariz e olhos. Utilize os seus dedos para espalhar a água no nariz, olhos e boca.
Aplicar o champôComo quando molha o cão, comece também pela parte traseira e vá avançando até à cabeça do animal. Certifique-se que aplica bem o champô e que não está só a aplicar na parte superficial do pêlo. Em raças de pêlo curto, pode usar uma escova de borracha, para ajudar na aplicação do champô. Se o seu cão tiver pêlo comprido, massaje o champô na direcção do crescimento do pêlo. Desta forma evita que fique embaraçado.
Enxaguar muito bemVolte a checar a temperatura da água como fez no inicio. Aqui deverá começar pela cabeça do animal. Utilize a sua mão livre para ir removendo o sabão do corpo. Se deixar ficar restos de champô no animal pode provocar enfraquecimento e irritação do pêlo.
SecagemQuando terminar a lavagem, remova a água em excesso com as suas mãos. Seque o pêlo com uma toalha. Se o seu cão tiver pêlo comprido não deve esfregar com muita força. Cães de pêlo curto devem ser secos com movimentos circulares da toalha. Não se esqueça de remover o algodão dos ouvidos e de retirar a humidade em excesso destas. Algumas raças de pêlo longo (Galgo Afegão, Poodle, etc) ficarão com um pêlo mais bonito se forem secadas com um secador. Nestes casos regule o aparelho para o nível mais fraco e não aponte o ar directamente para o focinho do animal.